top of page
Flor 3
Buscar

Terapia em Grupo: O que é, Como funciona e Por que pode transformar sua vida?

  • Foto do escritor: Psicóloga Suyane Tailor
    Psicóloga Suyane Tailor
  • 11 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de abr.

Terapia em grupo
Você Não Está Sozinha: Descubra os Benefícios da Terapia em Grupo

Você sabe o que é terapia de grupo e como funciona? Abaixo irei explicar como funciona essa modalidade de atendimento psicológico.


A psicoterapia de grupo é um tipo de psicoterapia que envolve mais de três pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo. Nesse caso, além de ter contato com o psicólogo, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros participantes. Em geral, essas sessões têm duração de uma hora e meia a duas horas.


Os grupos terapêuticos podem funcionar de maneira livre ou temática. A mais frequente é esta última, que reúne pessoas com vivências semelhantes. Podem existir grupos, por exemplo, para mães que estejam enfrentando dificuldade na maternidade, pessoas com determinado transtorno emocional, mulheres com baixa autoestima, etc.


Dessa forma, um dos principais aspectos da terapia grupal é a existência de objetivos em comum. Seja o de compartilhar experiências semelhantes ou de desenvolver certas habilidades, como a empatia e a capacidade de comunicação.


Além do diálogo entre as pessoas, esse tipo de terapia favorece também a utilização de técnicas bastante diversas. O psicólogo pode propor, por exemplo, exercícios coletivos, treinamentos de habilidades e encenações de roleplay — uma simulação da vivência que está sendo exposta por algum paciente.


Por que fazer uso da terapia em grupo?


Um dos motivos para isso é que a terapia em grupo favorece a socialização, construindo um espaço seguro para que os pacientes possam se expor diante de outras pessoas. Dessa maneira, é possível ajudá-los a enfrentar questões como timidez e dificuldades de se relacionar.


Outro aspecto positivo é a possibilidade de ser acolhido e aceito. É muito comum que pessoas se sintam sozinhas em seu sofrimento ao enfrentar algum tipo de problema emocional ou transtorno. Os encontros têm potencial para mudar isso, pois elas trocam experiências com outros que passam por situações semelhantes. Além de desenvolver habilidades sociais, as pessoas que passam por essa vivência se tornam mais capazes de ouvir o outro, desenvolver empatia, aumentar o poder de comunicação e construir relacionamentos mais saudáveis.


Apesar de todos os pontos interessantes que comentamos até aqui, é muito importante saber que nem todas as pessoas vão conseguir se beneficiar de uma terapia desse tipo. Por isso, é indicado que o profissional faça uma avaliação dos pacientes antes de montar o grupo.


Estou aqui para te ajudar, te acolher - vamos juntas!

Chame no botão abaixo



Commentaires


bottom of page