top of page
Flor 3
Buscar

Seu filho(a) não precisa de uma mãe perfeita, precisa de uma mãe feliz

  • Foto do escritor: Psicóloga Suyane Tailor
    Psicóloga Suyane Tailor
  • 29 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de abr.

Mãe feliz
Você também importa, mãe: Como se cuidar sem culpa?

Confesso que essa frase precisou ecoar por várias vezes na minha cabeça até que de fato eu entendesse seu significado. Na minha percepção, minha filha precisava de uma mãe perfeita que desse conta de tudo, tipo mulher maravilha da maternidade. Porém quando eu percebi não estava dando conta do mais importante, eu mesma.


Me tornei a mãe que vive exausta, sem energia, sempre fazendo mil coisas ao mesmo tempo, correndo como se estivesse em uma maratona, e o mais importante que é tempo de qualidade com a criança, não tinha. Em um momento desses de exaustão eu parei para refletir, e pensei que memórias eu queria que minha filha construísse, a memória de uma mãe que vivia cansada ou uma mãe feliz?


Obviamente eu quero que ela se lembre de uma mãe feliz. Então eu resolvi desacelerar, fazer o que dava, e o que não desse hoje amanhã seria prioridade. Por incrível que pareça eu descobri que o mundo não acaba se você deixar pra lavar roupa depois, ou varrer a casa todos os dias, ou manter tudo sempre organizado.


Descobri também que para a gente não se perder de si mesma, nós precisamos de um tempo pra nós durante o dia, sair do automático sabe?. Ao invés de dar prioridade de fazer alguma tarefa, se dê prioridade. Leia algumas páginas de um livro, ouça uma música, dance, cante, faça algo que você gosta e te lembra quem é você.


Eu sei que é corrido, e às vezes vamos nos anular sem perceber. Porém é necessário estar consciente que as mães não têm super poderes e também precisam de cuidados. Sabe aquela frase clichê “Quem cuida de quem cuida?” Pois é, na maioria das vezes ninguém cuida. A mãe que cuida de tudo e todos e quando tem que cuidar dela está exausta demais pra isso, vai se deixando pra depois e esse depois nunca chega.


Porém tem uma hora que esse depois tem que chegar para a mãe não adoecer, a mãe precisa estar bem, precisa de cuidados, precisa de tempo para si. Então mãezinha se cuida, mesmo que aos poucos, mesmo que seja 10 minutinhos por dia, não se esqueça de olhar pra si e ver que você também é importante.


E lembre-se, seu filho (a) não precisa de uma mãe perfeita e sim de uma mãe feliz! 💛


Estou aqui para te ajudar, te acolher - vamos juntas!

Chame no botão abaixo



Comentarios


bottom of page