Exaustão materna existe: O que é Burnout Parental e como se cuidar sem culpa
- Psicóloga Suyane Tailor
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de abr.

Você não está sozinha! Entenda o que é burnout materno, por que ele acontece e como se cuidar sem culpa. Seu bem-estar também importa!
Hoje eu vim falar sobre a exaustão materna, e esclarecer alguns pontos. Quando falamos que estamos cansadas e exaustas não quer dizer que não amamos nossos filhos ou nos arrependemos de tê-los.
Sim, a maternidade é um momento de grande felicidade e amor, porém também pode ser extremamente desafiadora. As mães enfrentam uma série de responsabilidades e demandas diárias que muitas vezes as levam ao limite. E é esse acúmulo de estresse e pressão que cansa e pode resultar em uma exaustão materna, ou podemos chamar de Burnout materno.
Consiste em um estado de esgotamento físico, mental e emocional que afeta mães que enfrentam uma sobrecarga constante de tarefas e responsabilidades relacionadas à maternidade.
Podemos perceber que uma das principais causas da exaustão é a falta de tempo para si. Muitas vezes, as mães se dedicam inteiramente aos cuidados dos filhos e da família, deixando pouco ou nenhum tempo para cuidar de si. A falta de autocuidado pode levar a uma exaustão física e emocional progressiva, tornando-se cada vez mais difícil lidar com as demandas diárias.
As mães em burnout muitas vezes experimentam sentimentos intensos de culpa por não conseguirem corresponder às expectativas impostas a elas. Isso pode levar a uma baixa autoestima e autocrítica constante.
Para lidar com a exaustão é necessário priorizar o auto cuidado e lembrar que você também é importante e precisa de cuidados. Além de buscar ajuda profissional, um terapeuta pode ajudar a desenvolver estratégias de enfrentamento e fornecer suporte emocional.
Estou aqui para te ajudar, te acolher - vamos juntas!
Chame no botão abaixo
Comments