top of page
Flor 3
Buscar

Você não está sozinha: Entenda o Puerpério e aprenda a se acolher

  • Foto do escritor: Psicóloga Suyane Tailor
    Psicóloga Suyane Tailor
  • 27 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de abr.

Puerpério
Puerpério: Quando Nasce um Bebê, Nasce Também uma Nova Mulher!

O puerpério é o período pós-parto que abrange aproximadamente as primeiras seis semanas após o nascimento do bebê. Durante esse período, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e emocionais em resposta à flutuações hormonais. Algumas mulheres podem experimentar mudanças de humor, sentimentos de tristeza (conhecidos como "baby blues") ou até mesmo depressão pós-parto.


Devido a todas essas transformações e a adaptação com a nova rotina o puerpério se torna um período delicado para a mulher. Sabe aquela frase que diz que quando nasce um bebê, nasce uma mãe ? É exatamente assim, nasce uma nova versão nossa, nasce a versão mãe e nem sempre nós conseguirmos lidar com facilidade a essa transformação, bate um sentimento de luto sim, é como se uma versão sua deixasse de existir para dar lugar a uma nova, com outras prioridades, preocupações, afazeres, cuidar de um bebê e às vezes sem rede de apoio.


Com toda essa mudança é normal não se reconhecer e se sentir perdida, é normal a autoestima não está nas alturas, é normal as emoções intensas, o choro, o cansaço, a culpa e a exaustão.


Porém não se cobre tanto, são fases e vai passar. É importante que a mulher receba apoio emocional, físico e prático durante o puerpério. Isso pode vir de parceiros, familiares, amigos ou profissionais de saúde.


Lembrando que a experiência do puerpério pode variar significativamente de mulher para mulher. Algumas podem passar por ele com poucos problemas, enquanto outras podem enfrentar desafios físicos e emocionais mais intensos. Sempre é uma boa ideia buscar orientação médica e emocional caso você ou alguém próximo esteja passando por essa fase.


Estou aqui para te ajudar, te acolher - vamos juntas!

Chame no botão abaixo



Comments


bottom of page